16.2.08

Recuando no tempo

"Os nossos avós -José Coelho e Maria Branca,faleceram em 1921...aproximadamente.
Os filhos (Joaquim,José e Luís) tinham que lutar pela vida e procurar sobreviver. Os mais velhos saíam de manhã para a agricultura, amanho das terras, e o Luís que era o mais novo ficava em casa a tratar da comida.
Ao meio dia tinha que meter tudo num cesto e levar a comida aos irmãos. Jantar. (hoje diz-se Almoço).
À noite ceavam em casa ao calor da fogueira. O meu pai contava que muitos dias iam para a cama sem comer porque o cansaço era muito e adormeciam uns de um lado e outros do outo lado da lareira.
Quando acordavam já era muito tarde. Estavam cheios de fome e frio sem uma única luz para verem.
A fogueira que faziam à noite servia para se aquecerem, para se alumiarem e ainda para cozer os alimentos. A luz electrica chegou a esta aldeia em 1958...aproximadamente"

(mensagem de Luis Coelho)

3 comentários:

ILCO disse...

No Picôto penso que chegou em 1967.
Mas hojé há elecricidade e Televisão e não é por isso que deixou de se adormecer à lareira... com um pouco menos de frio concerteza.

Unknown disse...

A Casa dos Nossos Avós
Pelo que me lembro ali ao lado existia uma grande casa onde viveram os nossos Avós, mas eu só me lembro de viverem naquela casa o Tio Joaquim Coelho e a mulher Joaquina da Fonseca e ali criaram os seus 7 filhos - Por idades temos: Américo, M.Joaquina, Firmina, Virgínia, Joaquim, M. Júlia e Armando e tambem nos criaram a nós que estávamos mais tempo por lá do que aqui em casa.
Era uma casa baixa, com os tectos e o soalho de madeira.
Havia a entrada principal que era um Alpendre com dois metros por dois. Ao centro uma porta bem larga e reforçada com fechadura e trinco. Na parte da entrada do alpendre havia duas pequenas paredes de um metro de altura a que chamavam "peal" Seguia-se uma grande sala que era o escritório do Tio. Uma mesa de faia oval estava sempre cheia de papeis e outras coisas.
Desta sala havia duas portas que davam acesso a dois quatos ao fundo.Ali só me lembro de haver uma cama de ferro em cada quarto.
Ao lado do Alpendre e na parte da frente da casa, com entrada tambem desta sala, havia um outro quarto que era o quarto "melhor". Neste já existia uma cama de madeira com uma mesa de cabeceira.
Tambem nesta sala, havia uma porta lateral que dava acesso à cozinha.
Era uma divisão mais pequena que a sala. Quando se entrava e do lado esquerdo ficava a "cantareira" como o nome indica servia para guardar a louça e os cantaros da água e do lado direito ficava a lareira que se situava no centro da casa para a aquecer. Encostado à parede e junto à lareira havia um banco comprido para as pessoas se sentarem.
Em frente á lareira e encostada á outra parede existia uma mesa para as refeições e um arquibanco.
Ao fundo da cozinha havia um quarto pequeno que me parece ser um género de dispensa.Como era uma divisão interior construiram uma claraboia no tecto para haver luz natural.
Da cozinha saía-se por outro alpendre, mais pequeno, para o pátio onde havia galinhas, porcos, uma burra e tambem o curral das vacas.Peço desculpa aos meus primos por recordar todas estas coisas, mas a Fátima, quando esteve aqui conosco em Janeiro, mostrou-se interessada em saber como era a casa dos avós.
No exterior havia a eira para secar os cereais e e um Barraco para guardar as palhas e fenos para os bois.
A nossa Aldeia perdeu todas as caracteristicas em pouco tempo e os poucos vestigios que ainda restam tendem a desaparecer.
A construção era de pedra e cal e as divisões embora sendo pequenas eram arejadas e estavam sempre limpas

Anónimo disse...

muito obrigado Luis por esta descrisao (sera a assim que se escreve???),,,, tenho lido muitas vezes para ver se consigo fazer uma foto na ideia,,, agradeco muito e penso que nao sou a unica quando digo,,,sera que nao ha ninguem que tenha uma foto da casa??? se alguem tiver diga,,,
muito obrigado Luis e muitos beijinhos a ti e a familia,,,
Fati