3.1.08

História

Os nossos avós morreram novos (com as febres) e os rapazotes ficaram sós.O meu pai -Luís Coelho- era o mais novo. Na data tinha 8 ou 9 anos. Não tinham Família nem parentes que os cuidassem e alimentassem. Tiveram que se orientar como puderam: trabalhavam no campo - agricultura de subsistência; vendiam alguns produtos nas feiras e mercados da época (couve para plantar, azeitonas curtidas e outros produtos) que lhes permitiam uns trocos que na data me parece seriam qualquer coisa como patacos - centavos - tostões.
Fartos de passar fome e miséria o mais velho (Joaquim) resolveu casar para ajudar os irmãos, mas o Serviço militar chamou-o para a tropa e lá ficam outra vez sós com a nova mãe - Joaquina da Fonseca.
O José e o Luis trabalharam como "filhos" e ajudaram a criar os sobrinhos e filhos do Joaquim.
O tio José casou com - Maria Domingues(viuva rica) mas não deixou filhos.
O meu pai - Luís Coelho casou com Virgínia Rodrigues em 1943 no dia 06 de Março. Faleceu com 91 anos em 2004, na vespera do seu aniversário.

(Obrigado ao Luis Coelho "Jr" pela sua contribuição e também ao Américo pelo resumo da Biografia que poderão ler ao lado)

11 comentários:

ILCO disse...

É com estes pequenois textos que vamos construindo a nossa memória.

fatima disse...

adoro ouvir historias dos avos, especialment porque nao os conheci,,, agradeco a todos que contribuim o que sabem,,,,

Anónimo disse...

Alguem sabe o nome dos pais do nosso avô? Penso que era José Coelho e Maria Branca, mas não tenho a certeza. Quem souber que confirme.b

ILCO disse...

afirmativo
jás estive a ver no site dos mormons (familysearch.org) em José Coelho e aparece um em Porto de Mós em 1800 e tal

fatima disse...

ola primos,,, o meu pai diz que sim era mesmo esses os nomes,, o meu pai tem muitas fotos antigas, o baptizado da minha irma que tem 42 anos,,, e deve la estar muita gente que nos ja nao conhecemos,,, ele vai dar-me para eu por aqui,,, e verdade,, Ilidio, o To manda dizer-te que espera um jantar, um copo e um FADO !!!! contigo nas festas !!!!ate breve !!!

coelho reguila disse...

como sou o rapaz dos dois oficios acabo por ter pouco tempo para fugir a rotina do dia a dia mas este blog merece todo o contributo de todos nos coelhos.O meu pai já reparei que aqui passa algum tempo e fico contente da forma como ele se exprime sobre esta grandiosa familia esta é uma boa forma de conhecer alguns primos que já não os conheço nem eles a mim obrigado a todos em tudo o que puder contribuir claro que vou ajudar

Anónimo disse...

sera que este comentario foi feito pelo David???? o meu primo que vi nas festas e que nem se quer sabia que era da minha familia, e muito menos um Coelhinho que ainda por cima vive mesmo ao meu lado???? Ola David,,,, estou a espera do teu email??? o meu e domfa01@optonline.net
manda uma mensagemzinha!!! e nao t rias do meu Portugues !!! xau, xau
Fati

Anónimo disse...

Também não conheço esse reguila encapuçado...

ILIDIO

Anónimo disse...

mas que palavra e essa!!!!encapucado???? translate please !!!
Fati

Anónimo disse...

o reguila encapuçado é o senhor david coelho junior num treino dos bombeiros muicipais da figueira da foz estou a descer a uma das muitas minas de carvão que existem na serra da boa viagem para ti fati encapuçado é um rapaz com a cabeça tapada e sim claro que é o teu vizinho favorito e claro o melhor da nossa rua beijinhos e abraços

Anónimo disse...

ola david,,, cabeca tapada eh,,, entao ta bem,,, tambem e o meu mal as vezes so que aqui e mais chamado "dumb blonde"!!! tudo bem,,, nao se pode levar esta vida sempre a serio, um pouco de encapucado tambem e bom!!! espero que esteja tudo bem contigo e com a tua familia,,, espero que a outra vez que for possa cohecer tambem a tua irma,,,muitos beijinhos e felicidades !!! e so es o melhor da rua porque nao estou ai eu !!! hahahaha,,,
xau, beijinhos
Fati