27.3.08

História com H

Egas Moniz

Natural das terras de Ribadouro, nasceu em 1080,tendo ficado conhecido como Aio (educador) responsável pela “criação de D. Afonso Henriques”.
Aponta-se como estando na origem do troço mais célebre da Família Coelho: dele descenderam: Lourenço Viegas Coelho, Pedro Anes Coelho, Gonçalo Pires Coelho e Aires Coelho.
Figura de mérito nacional, pelo heroísmo das suas acções em prol da causa nacional.
À sua nobilíssima família se devem várias doações, a fundação e dotação de várias paróquias e um dos mais emblemáticos monumentos do concelho - o Mosteiro de Paço de Sousa.
Egas Moniz, era possuidor de vinte e um domínios: terras ou coutos. Cinco delas situavam-se a norte do Douro, nos vales do Sousa e Tâmega, outras três na margem esquerda do Douro, as restantes ao longo do Paiva e do Távora e entre estas duas bacias hidrográficas. É aqui, na Beira que se encontravam os domínios mais extensos, situação resultante duma menor quantidade de população.
Egas Moniz tinha ao seu serviço cavaleiros vassalos. Encontram-se, nesta época, referencias frequentes a cavaleiros de senhores. Junto com os laços de parentesco, os laços de vassalagem faziam da fidelidade pessoal o mais sagrado principio da vida social e política.
O culto da vassalidade e das regras de cortesia surge com especial intensidade a partir do reinado de Afonso III. Suscita o aparecimento de histórias exemplares, como a que relata o feito de Egas Moniz, modelo heróico do vassalo, criada, como já vimos, por seu descendente João Soares Coelho.
Julga-se que terá vindo, já no fim da vida, morar para o mosteiro beneditino do Salvador de Paço de Sousa perto de Penafiel), nos paços que aí mandou construir para esse efeito. Faleceu a 3 de Agosto de 1146, tendo deixado em testamento vários bens ao referido mosteiro, onde estão depositadas as suas cinzas, constituindo o seu túmulo um importante "documento" histórico que retrata a sua ida a Toledo para honrar a palavra dada a Afonso VI

Sem comentários: