18.4.08

História com H

Ainda voltando ao Egas Moniz, supostamente o nobre que deu origem à Familia Coelho no inicio do Reino de Portugal, há uma lenda que o tornou muito famoso:

A LENDA

A Egas Moniz terá sido confiada a tarefa de aio (educador) na “criação de D. Afonso Henriques”. Quando em 1127 o rei de Leão, Afonso VII, veio cercar D. Afonso Henriques na cidade de Guimarães, com forças muito superiores, reconheceram os cavaleiros Portugueses que o seu “rei” não poderia resistir-lhe. Foram por isso ter com o rei de Leão, e pediram-lhe que levantasse o cerco, prometendo que D. Afonso Henriques lhe prestaria vassalagem. Por essa promessa ficou responsável Egas Moniz. Como D. Afonso Henriques, por vários motivos, esquecesse a promessa feita pelo seu aio, Egas Moniz foi a Toledo acompanhado pela sua esposa e seus dois filhos, todos os quatro com uma corda ao pescoço, oferecer as suas próprias vidas ao rei de Leão.
Admirado com tão nobre procedimento Afonso VII perdoou-lhe, com palavras de muito louvor. Egas Moniz, com o seu exemplo, ensinou “que a honra vale mais q ue a própria vida”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quer dizer que gracas aos espanhois existe a familia Coelho?